São Miguel, Açores - III

Além da sua beleza, a ilha é conhecida também por 2 tipos de produção mais invulgar em Portugal, a produção de Chá e de Ananás! 
Na parte sul da ilha, mesmo colado a Ponta Delgada em localidades como Fajã de Baixo vi encontrar uns pequenos pavilhões brancos, que na verdade são estufas onde crescem ananases. Normalmente cada uma destas estufa têm a planta do ananás numa fase de crescimento diferente das anteriores, por isso não deixe de visitar todas para ver como cresce este fruto de dentro de uma planta tão espetacularmente!

A outra produção típica da ilha é os seus chás! especialmente a Fábrica de Chá Gorreana. Segundo explicam na fábrica, em tempos São Miguel era conhecido pela produção de laranjas, mas com uma doença que dizimou grande parte da produção da ilha, os habitantes foram obrigados a concentrar-se noutro tipo de produção e chamaram um especialista do Japão para os ajudar na produção e Chá Verde e Preto. A Fábrica é de visita gratuita (pelo menos por enquanto) mas está super bem preparada para receber turistas, além de nos presentear com oferta de chá no fim, podemos compra-lo na sua loja /café tal como a outros produtos típicos da região.

Mas se isto já valia a pena, todo o enquadramento em que a fábrica está inserida, ou seja, os lindos e imensos campos de chá, são lindíssimos e conquistaram o direito a visita só por eles mesmos! As imagens falam por si.

Sendo uma ilha com um clima típico, as suas produções são também por isso típicas, então além dos chás, e dos ananases tenho que recomendar obrigatoriamente os seus doces e rebuçados de vários sabores (claro que o mais típico é o de ananás), os seus deliciosos queijos (amanteigados, secos, etc) e os seus enchidos! Comer bem de certeza que será algo que lhe acontecerá nesta ilha!