Viana do Castelo

Viana como mais habitualmente é chamada Viana do Castelo, é mais uma, das muitas cidades belas que existem no norte de Portugal. Sinceramente, e não me levem a mal, os naturais de Viana, mas mais do que a cidade, a sua envolvência, tornam na num local que merece mesmo ser visitado.
Claro que como em quase todas as cidades em Portugal, o centro histórico merece uma visita, para nos perdemos nas ruas enfeitadas com xailes, e nas montras das ourivesarias a ver os belos corações em filigrana! E o rio dá uma animação diferente à cidade, com algumas praias fluviais, e praias de mar ali tão pertinho também..
Mas tenho que admitir que o menino dos meus olhos em Viana, e o que me levou a querer conhecer a cidade, foi mesmo o Santuário de Santa Luzia, e muito por causa desta foto do Turismo de Portugal, que acho lindíssima, e sempre me fez querer ver se seria mesmo assim!
Foto Oficial do Turimo de Portugal
Consumo muitos blogs, muitos fóruns, muito informação sobre viagens, em Portugal e fora dele, e sempre que via esta imagem, ahhh a vontade que me dava a querer conhecer este santuário!

Bem, tenho que admitir que a foto é tão espectacular devido à perspectiva com que é tirada, por isso ao vivo no santuário, a vista não é tão tão impressionante (pelo menos não foi tanto para mim como estava à espera), mas mesmo assim vale muito a pena, pois a paisagem sobre a cidade, juntamente com o rio, e a sua união com o mar, num alto no meio de um verde intenso, faz com que a visita vala mesmo muito a pena!

O Santuário em si é lindíssimo, e também só por ele já valia a pena a visita! Como cidade do norte, uma boa altura para a visitar, é na Romaria anual, neste caso as Festas da Agonia, mais info aqui.