Cascata do Mourão, Anços, Sintra

Gosto muito de descobrir e redescobrir os pequenos cantos e recantos secretos de Portugal! Muitas vezes segredos bem guardados pelos locais, que nem sempre se atrevem a partilha-los para os manterem puros e intactos, para não se perderem!

A Cascata do Mourão, no concelho de Sintra, era um destes segredos que tinha "ouvido falar", que à muito estava na minha lista de locais a visitar, mas que por um motivo ou por outro ainda não tinha acontecido.. Mas felizmente, finalmente aconteceu! e de facto só me arrependo de não ter ido mais cedo!

Esta cascada também pode ser conhecida como a Cascata de Anços, pois é nesta localidade no concelho de Sintra que a podemos encontrar. Embora muito perto de Lisboa, e relativamente rápida de lá chegar, parece-me que só agora este segredo está a ser mais descoberto. 

A melhor modo de lá chegar é mesmo de carro, embora estacionar poder não ser uma tarefa fácil, pois teremos que deixar o carro numa berma de uma estrada publica. Dai, percorrer um pequeno percurso perdeste, que me parece ao alcance de quase todos desde que tenham boa mobilidade, e claro, como sempre bons sapatos. e que nos leva ao rio Mourão onde nos deparamos com pequenas cascatas, que nos preparam para a grande cascata no "fim" do percurso.

Infelizmente quando fui ao local, já no fim do verão/ inicio de outono, a água não abundava, e não consegui ver esta cascata no seu esplendor! Mas diz-me quem conhece, que na altura da primavera a água abunda, e dá até para ir a banhos!

O local embora não ser muito fácil para estacionamento, nota-se que existem algum preocupação para manter a zona cuidada, exemplo disso é o percurso bem marcado, especialmente ao inicio, e os caixotes do lixo, que eliminam todas as desculpas dos mais preguiçosos que deixar o lixo no local!

Resumindo, a voltar, mas desta vez com água para poder aproveitar ainda mais! e não estrague este segredo! partilhe-o, descubra-o, mas não o estrague, não o suje, não lhe tire a magia!

Coordenadas do local para deixar o carro: 38.875582 -9.311906