Passadiços do Paiva / Arouca

Está sem dúvida no top dos destinos mais procurados internamente para escapanhinhas! Recente, mas já não assim tanto, esperei para ver se era uma moda que passasse, mas não! os passadiços vieram para ficar, especialmente estes de Arouca, que deram o mote para muitas outras regiões do pais aproveitarem e promoverem mais estas relíquias que têm "escondidas", e que merecem ser descobertas por todos!

Os passadiços são no Arouca Geopark, que é Património Geológico da Humanidade pela UNESCO, o que só por si já justifica a visita. Mas De facto os passadiços são um local bem bonito, isolado de tudo, que nos leva a estar em contacto puro com a natureza.
Fonte: Site Oficial - http://www.passadicosdopaiva.pt/
Mas vamos aos conselhos práticos. O percurso é linear, ou seja, não termina e começa no mesmo sitio, são cerca de 8km para cada um dos lados, sendo parte do percurso com escadas, o que pode limitar o acesso. Por isso, ou faz o percurso ida e volta, ou seja, 16km para acabar onde começou, ou terá que arranjar uma alternativa para depois se deslocar de um acesso para o outro. Existem vários táxis que fazem este percurso, mas sinceramente é a maior critica que tenho que fazer ao local é mesmo essa, os acessos entre cada um dos pontos.

O acesso aos passadiços é pago, contudo o bilhete é único, desde que não saia do percurso, pode fazê-lo as vezes que quiser, e durante o tempo que quiser. O que é importante se está a pensar passar todo o dia por lá, e aproveitar para descansar e refrescar-se nas suas praias fluviais!

Na compra do bilhete têm que logo a partida escolher qual o sentido em que vai entrar no percurso, pois essa informação é distinta na altura da compra do bilhete. A maioria das pessoas faz o percurso só num sentido, e começa na parte mais alta em sentido a descer a enorme escadaria em madeira que está logo no inicio do percurso, por isso este sentido normalmente é o primeiro a ficar esgotado. E acredite, esgota! mesmo fora da época alta, desde que esteja um tempo apetecível, é comum esgotar os bilhetes, por isso tente planear esta visita com alguma antecedência!

Como sempre, roupa e calçado confortáveis são obrigatórios, e recomenda-se água para is estando bem hidratado. Contudo +/- a meio do percurso, junto a uma praia fluvial, pode também encontrar um café onde pode reabastecer.
Fonte: Site Oficial - http://www.passadicosdopaiva.pt/
O que é bom nestes passadiços, é que além do percurso em si, temos mais actividades para ver e fazer, como as praias fluviais, ou a ponte suspensa (que brevemente vão passar a ser duas, e a nova, transparente, que promete ser a maior do MUNDO), ou cordas que nos permitem dar mergulhos mais ou menos acrobáticos para o rio, e muitos espaços para piknic, o que transforma os passadiços num sitio perfeito paa passar um dia completo, com descanso, mas também actividades, de contacto com a natureza, que agrada a todos.

Contudo o percurso em si, como já referi têm muitas escadas, o que pode não ser o mais aconselhado para pessoas com locomoção mais limitada... Sendo até considerado o percurso de dificuldade média/alta...

Comprar bilhetes e mais informações oficiais, para tirar duvidas, como chegar, ofertas turísticas na zona,  etc, nada como consultar o site oficial, que está muito bem pensado e práctico: