Barcelona - I, Espanha

Barcelona está sem dúvida na Bucket List! Tão perto, já por várias vezes tinha estado em cima da mesa como o próximo destino a ir (como estão mais uns mil e quinhentos), mas algo foi acontecendo, e foi sendo sempre adiada, até que não foi adiada, e ai fomos nós conhecer a Capital a Catalunha!

Fomos a Roma, pouco depois do grande sismo de 2016 que vitimou muitas pessoas e destruiu practicamente algumas aldeias, muito perto de Roma, claro que para ir a Barcelona também tinha que ser depois de um atentado e com uma "guerra civil" sempre à espreita! Mas tenho a admitir que em relação ao atentado, só posso dizer que me senti sempre segura, não sei como era o nível de segurança na cidade antes, mas especialmente nas Ramblas (onde foi o atentado), nota-se bastantes policias e segurança! Quanto à "guerra civil" que está sempre a espreitar ao virar de uma esquina, bem, ai tenho que admitir que se nota e muito! mas não numa maneira violenta, pelo menos eu não, mas não há rua onde várias janelas (senão todas) não esteja pendurada uma bandeira da Região da Catalunha, e vi algumas manifestações pacificas, mesmo pacificas, onde se ouvem somente uns "gritos de guerra", com a policia à frente e atrás a controlar.. e sem querer entrar em factos políticos, porque não conheço a realidade o suficiente para ter uma boa opinião formada, referir só que nessas manifestações, reparei que era sempre composta por pessoas maioritariamente acima dos 50... 

Bem, mas voltando à cidade de Barcelona em si, foi das cidades que mais gostei de estar, e não sei se tive imensa sorte, mas a verdade é que voltei com a sensação que estive numa cidade que realmente funciona! onde funciona os transportes públicos, onde funcionam as limpezas de rua, e onde acima de tudo, funciona o civismo das pessoas! Posso ter tido imensa sorte, mas sorte ou não, isso foi sem dúvida o que mais gostei e me fez voltar a casa com a sensação de "Ahhh quem me dera que a minha cidade também fosse assim..."

Dicas turísticas, e muita e boa informação sobre Barcelona, vejam pff a plataforma Passaporte BCN! Foi a minha bíblia para organização desta viagem! o A-Z, de Barcelona, têm mesmo todas as dicas, todos os roteiros, guias, onde comer, o que fazer, onde dormir, bate e voltas.. tudo adaptado ao número de dias que vão estar na cidade, e ao custo, etc.
Dou os meus parabéns aos mentores do projecto porque está de facto excelente, e é sem dúvida a dica principal que dou a quem vai a BCN, é devorar este site, porque vale mesmo a pena.

Claro que o que acho que não pode mesmo mesmo faltar numa visita à cidade é a Sagrada Família, o Park Guel, a Barceloneta, descer as la Ramblas, conhecer o Mercado La Boqueria, passear pela Barceloneta, e perder-se pelas ruas do Bairro Gótico, passando obrigatoriamente pela Catedral.

PS: Em relação ao Mercado La Boqueria, é espectacular, é original, é central, e é, muitoo turístico! Existem outros mercados do género da cidade, com preços mais acessíveis, então aconselho a passar por lá sim, mas se quiser comprar algo, visite outros onde os próprios locais vão, mais fora do centro turístico da cidade, como por exemplo o Mercat de Sants, este até com supermercado dentro do edifício, um excelente local para compras no dia a dia.

Contudo, há algumas dicas que quero reforçar, pois achei mesmo importantes!