Ponte de Lima

A norte, mesmo a norte de Portugal, temos a linda vila de Ponte de Lima. Já me tinham falado dela amigos que a descobriram pelos Caminhos de Santiago, já tinha ouvido dizer que era bonita, que era uma vila mesmo minhota, com orgulho nisso, mas tenho que admitir que Ponte de Lima me surpreendeu muito, somente pela positiva!

Ponte de Lima é linda! Merece uma visita só pela vila, mas toda a sua envolvência, todo o seu verde faz com que se torne um destino perfeito para uns dias de descanso e refugio.
Foi a minha base no Minho para conhecer um pouco mais desta região e de Viana do Castelo. Aqui entre nós, que me perdoem os naturais de Viana, que sei que têm um amor enorme pela vossa cidade, mas Ponte de Lima é mesmo lindíssima, e se tiverem que optar entre uma ou outra, escolham Ponte de Lima.

O rio Lima que atravessa a cidade dá-lhe, como a  maioria dos rios, uma beleza extraordinária, de um azul constante com um verde das serras, e com o vermelho dos telhados e das faixas das casas da vila! Possivelmente tive imensa sorte com a altura do ano em que a visitei, pois foi precisamente nas festas da vila, e toda a vila respirava orgulho minhoto, naturalidade, espontaneidade que nos faz sentir bem, e nos faz sentir querer ficar!

Depois é um destino completo, é religioso à conta dos Caminhos de Santiago; é cultural e tradicional;à conta da sua bela vila, da sua ponte antiga e lindaaaa sobre o rio; é natural com a sua serra e os vários caminhos perdestes que se podem fazer na zona, todos bem identificados e cuidados; é de verão com as suas piscinas bem cuidadas; é florida com os seus belos jardins; é tudo um pouco, e é sem dúvida um local que quero voltar!

Se só conseguirem ir de passagem, vão na mesma, mas se conseguirem aconselho pelo menos uns 2 dias na vila, um para a conhecer a ela, que embora pequena, merece ser conhecida devagar, e outro para explorar os seus caminhos perdestes! valem muito a pena para quem gosta de estar em contacto com a natureza!