Barcelona - II

Começo pelo T-10, um bilhete que muita gente parece-me desconhecer, mas que para mim foi a melhor opção de transporte na cidade, e para chegar à cidade via Aeroporto. Para toda a informação sobre o mesmo, mais uma vez visitem aqui o Passaport BCN, mas basicamente, o T10 é um bilhete que se compra numas máquinas automáticas em qualquer estação de metro ou comboio da cidade (como por exemplo a estação de comboio do aeroporto), que nos dá direito a fazer 10 viagens durante 1h30, ou seja, por exemplo, apanhar o comboio às 8h, às 9h posso ainda mudar para uma linha de metro com a mesma "viagem", sem desconta mais uma do meu T-10.
Além disso o T-10 não é pessoal, ou seja, mais do que uma pessoa podem usar o mesmo cartão, por exemplo dá para 5 viagens para 2 pessoas, e por ai a fora.

Como estava a referir, outra grande vantagem deste bilhete, é que pode ser usado num dos comboios que faz a ligação entre a cidade e o aeroporto. Uma viagem que posso garantir ser rápida e cómoda, muito prática no meu caso onde o alojamento ficava perto de uma estação de comboios, mas mesmo que não fique, a linha de comboios liga-se em algumas estações à linha de metro, e com a mesma viagem (desde que não demore mais de 1h30) consegue-se chegar ao alojamento muito facilmente e principalmente economicamente!!!

Outra dica muito importante, hoje em dia já quase toda a gente têm um smartphone, uma dica mesmo que dou é terem um mapa do metro de Barcelona no telemóvel! Pode ser uma ajuda importante quando se está a decidir qual o ponto seguinte a ir.. Eu recomendo um destes , que foi achei excelente para uma viagem de pequena duração como a minha, com as estações todas de metro e comboio, o que também foi uma boa ajuda para sair/chegar ao aeroporto.
Contudo, em casa, para ter uma mínima ideia do que queria ver, e fazer um mini mini planeamento, outro mapa que me ajudou bastante foi este, que encontrei com certeza em algum blog nas minhas pesquisas, mas sinceramente já não me recordo qual foi... possivelmente, novamente, o Passaporte BCN.

Ainda na secção da tecnologia e dos mapas, outra ajuda muito importante para a viagem, foi usar uma aplicação de um mapa offline da cidade, assim consegui previamente marcar os pontos que queria visitar, e também ter uma ideia melhor do que me rodeava.. Usei a Barcelona Offline City Map App para Android, mas acredito que existam outras igualmente boas!

Última grande dica que se poderia aplicar a muitooosss destinos de viagem, comprem os bilhetes para as actrações turísticas com antecedência na net. Por vários motivos, conseguem melhor perceber as modalidades de bilhetes disponíveis e perceber qual se adequa mais ao vosso caso (se com guia, se sem guia, se ao edifício todo, ou estão com pouco tempo, não pode ser uma visita completa, têm que ser uma mais rápida, etc);
Conseguem normalmente melhores preços, porque costuma haver promoções online; Poupam o tempo, (que às vezes é mesmo muito) nas filas das bilheteiras;
Garantem bilhete para o horário que prendem, por exemplo, tanto o Park Guel como a Sagrada Família têm os seus bilhetes segmentados por hora de entrada! não têm hora de saída nem tempo máximo de visita, se comprarem o primeiro bilhete do dia, podem se quiserem ficar até fechar, mas se comprarem o bilhete das 16h, não podem de maneira alguma entrar sequer às 15.30h, vi mais do que uma pessoa a ter este tipo de problemas no momento da validação do bilhete. Claro que horas mais de "ponta" rapidamente esgotam, por isso quando mais cedo comprar melhor, e consegue assim fazer um planeamento mais certo dos seus dias;
Não são tão facilmente burlados por algum engraçado que vê em vocês uma maneira de fazer mais uns euros; Resumindo, é muitooo mais cómodo e seguro!

No fim deste texto tão confuso, espero que pelo menos se tenha percebido duas coisas:
"Barcelona não desilude!" & "Barcelona, quando nos voltamos a ver!?"

Hotel em que fiquei e sugiro pela excelente localização