Miradouro Panorâmico de Monsanto, Lisboa

Sempre fui extremamente apaixonada por Miradouros! e quis o destino que acaba-se a viver alguns anos por Lisboa e nos seus arredores, o que me fez descobrir alguns dos seus mais belos Miradouros, e acreditem, se há coisa que Lisboa têm, é lindíssimos Miradouros! Podemos falar do Miradouro da Graça, o São Pedro de Alcantra, ou o menino dos meus olhos, o Miradouro Nossa Senhora do Monte!

Mas desde à algum tempo que ouvia falar do Miradouro de Monsanto... Primeiro como uma coisa muito underground, que somente os locais mais alternativos conheciam... fui pesquisar, percebi que era um antigo restaurante que faliu em tempos de crise, e que desde ai estava ao abandono.. que nos últimos tempos tinha começado a ganhar fama pela beleza do sua paisagem, e que cada vez mais eram os que atravessaram ilegalmente a sua cerca mal cortada para aceder ao Miradouro! Não sei como, nem porquê, mas sei que à alguns anos, a Câmara de Lisboa "agarrou" neste espaço, e depois de o fechar para limpeza e trabalhos de manutenção, o voltou a abrir, agora "legalmente", e por enquanto "gratuitamente" e o transformou num dos espaços sensação da capital portuguesa!

E a sensação e todo o burburinho que existe à volta deste espaço é justificável! O espaço é no meio do pulmão verde da cidade, o que só por si já valia o passeio; mas quando finalmente nos danos com o Miradouro a seguir a uma curva na estrada de sentido único, primeiro duvidamos da segurança, dúvida que rapidamente dissipamos com o número de pessoas que normalmente encontramos a vaguear, sem pressa, possivelmente com uma garrafa de cerveja ou vinho na mão, a realmente desfrutar da vista, do espaço, da conversa e da companhia!

Depois, vamos explorando o espaço... todo ele é uma galeria publica de arte urbana, espero que assim se mantenha e não se perca, mas o que realmente nos vai conquistando, e fazendo exclamar a cada degrau que se sobe, é que de facto a vista é mesmo lindaaaa!!

Uma vista de facto panorâmica por toda a Lisboa, e também o Tejo, a Ponte 25 de Abril, e Almada do outro lado; é sem duvida um bom local para "ir ver os aviões" como diz a música. Pode ser um pouco fora de mão para o típico turista de Lisboa, mas quem tiver oportunidade, garanto que não se vai arrepender!!!

Apreciar a vista, é a ordem!!! :)