Reguengos de Monsaraz

Portugal é de facto um país mágico, e completo, onde sem darmos por isso nos cruzamos com um recanto maravilhoso! Reguengos de Monsaraz é assim! Mágico, especialmente numa tarde quente de verão!

Numa das pitstops que sou tão fan, decidi explorar melhor a zona do Alqueva, que embora já ter conhecido, há muitos anos que não revisitava, e admito que estava curiosa com as recentes praias fluviais que foram construídas na margem do Alqueva! Então numa época quente de verão, em travessia para o Algarve, nada melhor do que ir um dia mais cedo, e fazer um pitstop algures pelas margens do Alqueva e aproveitar o bem que o Alentejo sempre nos recebe!
Desde à relativamente poucos anos, comecei a ouvir falar na aposta que o Alentejo estava a fazer em praias fluviais na margem do Alqueva, de modo a ajudar os locais a combater as altas temperaturas desta região no verão, e também para chamar turismo do lado de lá da fronteira; pelas imagens e testemunhos que via, rapidamente coloquei estas na minha (interminável) lista de lugares a ir; e embora ter passado também pela praia de Mourão, admito que a de Monsaraz me ficou mais na retina, especialmente pelas imagens de Reguengos de Monsaraz que normalmente aparecem associada a esta.

Ambas estas praias fluviais são lindissimassss, com excelentes condições de segurança, e entretenimento para toda a família, desde escorregas, insufláveis, espaços de areia, mas também espaços de relva, cafés, wcs, e bons estacionamentos e fáceis acessos! de facto são excelentes opções para umas ferias, até de mais dias no verão, e mas mesmo sem conseguir ter muito tempo, vale a pena uma pequena paragem para recarregar energias nestes espaços;
Mas admito, de facto a praia de Monsaraz ficou-me muito mais na memoria, até porque depois de a ter "explorado" o máximo que pude, (e o bem que soube depois de ter atravessado grandes rectas do Alentejo, com um dia bastante quente) voltei a pegar no carro, e a subir à menina que desde que cheguei estava por trás do meu ombro a espreitar-me, como quem me convida para a ir conhecer! e bem mandada que sou, fui!!!

e ainda bem que fui! Reguengos de Monsaraz é um local murado, pequeno, especial e mágico! a comparação com Óbidos é inevitável por causa das muralhas, mas somente ao inicio, porque no fim de entrar mos nas suas muralhas, e olharmos à volta, e repararmos bem, no horizonte, no espectacular, belo e único horizonte... Nesse momento Reguengos de Monsaraz conquista-nos, e fica para sempre guardado em nós! Podemos ficar ali horas, a olhar para aquela paisagem, a apreciar as cores que o céu nos vai mostrando, e a aragem quente do fim de um dia de verão!
Depois é perdemos pelas suas ruelas, de pedra escura, rodeada de casas de cal branca, que não nos deixa esquecer que estamos no Alentejo, e ficar feliz por podermos viver sítios assim!