Douro (Peso da Régua & Pinhão)

Não é difícil já ter ouvido falar do Douro, por isso não há muitas apresentações a fazer. Mas o Douro não é um sitio, é uma região, por isso existem vários "Douros" a ver, a conhecer, a descobrir!
Eu tive a sorte de já ter conseguido ir descobrir a região do Peso da Régua e do Pinhão! 
Douro é conhecido pelos seus vinhos, maravilhosos, pelas suas belas vinhas de cores extraordinárias que nos levam e pensar que estamos dentro de um quadro ou de um filme, e pelos cruzeiros que levam todos os dias, mas especialmente ao fim de semana, turistas e mais turistas Douro a cima para o descobrir e conhecer melhor.

Eu tive pouco tempo na região, mas acho que mesmo se conseguisse estar uma semana ia sentir que era pouco, tanto de belo têm a região para oferecer; A maioria das pessoas que visitam o interior do Douro, normalmente vão de cruzeiro, o que faz com que esteja somente um dia, o que é bom para ter uma ideia da beleza da região, mas sinceramente, não recomendo menos de 2 ou 3 dias;


O que eu fiz no Douro?

Bem, não tinha tempo, nem queria gastar muito dinheiro num cruzeiro pelo Douro, mas tanto bem que me falam da experiência que admito que queria experimentar. Depois de algumas pesquisas pela net, percebi que algumas empresas desses cruzeiros no Douro (existem várias, e os preços variam muito conforme a época) vendem um numero limitado de bilhetes para minis cruzeiros entre o Peso da Régua e o Pinhão, que no fundo não é mais do que aproveitar lugares vagos que existem no cruzeiro que sai do Porto até ao Pinhão!

E acreditem, pode parecer que é uma viagem muito curta, mas é belíssima!!! fazemos a subida de uma barragem na mesma, e de facto a paisagem vista da perspectiva do rio, é muito bonita e vale muito a pena! Recomendo para quem tiver com menos tempo, ou com orçamento mais limitado! o Regresso à Régua, foi feito por comboio da CP, uma outra viagem lindaaa que também recomendo vivamente!
Depois, temos que obrigatoriamente explorar de carro, a estrada N222 que foi considerada a estrada mais bonita do mundo! e cá entre nós, até é bem capaz de ser verdade! é lindíssima toda a sua envolvência, mesmo à beira Douro, mas também a tocar nas vinhas cheirosas, verdes, castanhas e rochas das uvas! Com pequenos pontos de paragem ao longo dela para conseguirmos apreciar ainda mais a paisagem, e tirar mais umas belas fotos para a colecção!

Se tiver oportunidade, aproveite essa mini roadtrip pela N222 para conhecer uma das belas Quintas que nos espreitam o olho a cada uma das curvas que fazemos! acredite, a perspectiva de lá sobre o rio vai só por si valer a pena; mas em algumas quintas ainda pode aproveitar e fazer provas de vinhos, ou perceber mais sobre os mesmos.

Passaria sem dificuldade nenhuma mais alguns dias nesta região, porque realmente é mágica, bela, cheia de cor, sentimos que estamos a ser transportados para outra dimensão! Pode ser por pouco tempo, mas se tiverem oportunidade, vão! o Douro vale muito a pena!