Praia do Barril, Tavira

Algarve é o Algarve, as suas praias é cada uma mais bela que a outra, a sua areia fina e clara, a sua água transparente, cada vez mais quente, quanto mais para o interior vamos. O difícil no Algarve é escolher uma praia que não seja boa e não valha a pena.

Contudo, algumas tem características únicas que as distinguem das outras; é o caso da Praia do Barril em Tavira; Tavira já por si é uma cidade diferente de muitas outras no Algarve, porque ainda conserva muitos pontos característicos da ocupação árabe, especialmente na arquitectura dos seus edifícios, como o mercado por exemplo;
Mas na verdade a praias de Tavira, não são bem em Tavira, mas sim na Ilha de Tavira, que é uma pequena mancha de areal que é separada de Tavira pela Ria Formosa, o que lhe dá um aspecto ainda mais paradisíaco!

Na ilha de Tavira, várias são as praias que podemos encontrar no seu areal, mas uma das mais conhecidas deve ser a Praia do Barril, por causa de uma característica única, o seu cemitério de âncoras!

O que as praias da ilha de Tavira têm de belo, complica muitas vezes no acesso às mesmas (se calhar por isso é que são tão bonitas e mais calmas que outras, mesmo na época alta de verão), pois a muitas delas, o acesso é feito somente de barco; contudo, o Aldeamento das Pedras D'El Rei para conquistar mais clientes, conseguiu colocar um comboio que faz a ligação entre as suas instalações e a praia em si, o que trouxe para os seus clientes um grande comodismo, além de uma experiência diferente; e aos demais visitantes a opção de também adquirir um bilhete pago para esta viagem, ou a possibilidade de passar a pé na ponte construída para o comboio, facilitando assim, em MUITO o acesso à ilha de Tavira (percurso de cerca de 1 km);

Assim, consegue-se poupar o bilhete de comboio, ou de barco, e ter mais liberdade de horários, além de "ganharmos" como bónus um passeio belíssimo pelas dunas da Ria Formosa, e a sua fauna e flora, especialmente bela à hora do pôr do sol! 

Esta zona era muito conhecida pela pesca de atum, sendo as lojas e restaurantes do local, aproveitamento das antigas casas destes pescadores, e as ancoras do cemitério, as ancoras dos barcos que pescavam atum; Toda estas características tornam esta praia de facto única, e uma das que mais recomendo no Algarve, por tudo, água, areia, diferenciação de outras, e beleza! o pacote completo!