Londres I, Reino Unido

Londres.. Por onde começar? Das cidades mais visitadas do mundo, o que há a dizer que ainda não foi dito? Capital das terras de sua majestade. Capital do mundo para outros. Londres é difícil de definir, é Cultural por causa dos seus espectaculares museus, ainda por cima muitos gratuitos, como por exemplo o Natural Museum. É bohemia se vaguear mos sem rumo no Convent Garden. É de compras, se nos perder nos na Oxfrod Street. É natural com os seus belos jardins que os londrinos tão bem aproveitam. É histórica, com a sua ponte de Londres, e tantos outros locais que influenciam a nossa história. É política com o seu parlamento e incontornável Big Ben. É religiosa com a abadia ou a catedral de Westminster, É desportiva com todos os seus estádios dos seus vários clubes de futebol, É bela, vista a partir do seu maravilhoso London Eye.. É de facto difícil de definir Londres, mas tentando a minha sorte numa só palavra... Acho que arriscava... Global!

Global, porque como já se percebeu há de tudo para ver e/ou fazer em Londres! É sem dúvida uma cidade completa. Na minha curta experiência em conhecer o mundo (embora suspeitar também para quem o conhece bem) a cidade mais completa onde já estive! Há arte, há história, há tudo o que referi acima, mas mais do que haver, há variedade! Há vários tipos de artes, há vários desportos a seguir, há vários perdidos da historia onde podemos navegar, há várias religiões que podemos praticar!
E o melhor de tudo, uma variedade que funciona em harmonia! (ou pelo menos ate ao Brexit, mas já la vamos).. Harmonia em ser mais do que comum ouvir várias línguas ao longo de um passeio de 500 metros, em ver muçulmanos a tirar selfies com a mesma normalidade que qualquer não muçulmano, em ver indianos na caixa do supermercado mas também de fato e gravata no meio empresarial! Uma harmonia que nos faz acreditar que tudo é possível! Todos os nossos objectivos profissionais se podem realizar e onde, claro, nos iríamos encaixar bem, pois todos cabemos nesta grande capital da globalização!

Agora claro, e o Brexit?! Bem.. A opinião anterior, é relativa somente a Londres, não a todo o Reino Unido.. Estive pouco tempo, e infelizmente não tive o prazer de conhecer o resto do país, ou dos países neste caso, espero por uma próxima. Mas a ideia que já tinha e me parece ter ficado confirmada, é que Londres e o resto do UK são duas realidades diferentes! Por coincidência uma é capital da outra, mas o estilo de vida, o ritmo de vida de uma e outra parecem me bem diferentes... Nem melhor nem pior, diferentes! E possivelmente muitos que "globalizam" Londres, não têm o poder de voto para lutar contra o mesmo.

Atenção, estou a escrever este artigo a bordo do avião de volta a Lisboa e neste momento o Brexit ainda está a ser negociado (claro que tinha que ir a uma cidade no meio de uma confusão qualquer desta), existem muitas questões no ar, e não se sabe bem o que vai acontecer. Não percebo nada de política, tenho as minhas opiniões, mas não tenho certeza do que será bom ou não para ambas as partes. O que escrevo é a minha opinião que vale o que vale. Todos e quais-queres erros ou informação errada que escreva, como sempre aqui no blog, agradeço a correcção por exemplo aqui nos comentários.