Penedo Furado - Vila de Rei

Os Passadiços são uma moda que vieram para ficar em Portugal! e cá entre nós que ninguém nos ouve, ainda bem! Porque é uma maneira cómoda e fácil de estar em contacto com a natureza, e de nos levar a explorar segredos desta país, que de outro modo dificilmente iríamos conhecer!

Cascata principal

O passadiço sensação de 2019, especialmente na zona certo é o do Penedo Furado, em Vila de Rei, no limite entre o distrito de Santarém de Castelo Branco. O acesso não é logo ao lado da saída da autoestrada, mas não é nada difícil de aceder (a não ser os ultimo metros, onde por causa de algumas curvas e contra cursas mais apertadas deve-se ter uma condução mais cuidadosa), e é mais um motivo que nos pode levar a passar uns dias naquela zona do centro, explorando também a Barragem de Castelo de Bode, todo o causal do rio Zêzere, e locais como Dornes.

à chegada ao local, percebemos que o espaço já à muito deve ser conhecido pelos locais, especialmente pela sua belíssima praia fluvial! Com sombra, areia de um lado, pedras do outro, mesas, pareceu-me ser o sitio ideal para passar um belo dia de verão em família.


Mas embora ser fan das praias fluviais, o que me levou ao Penedo Furado foi mesmo o passadiço, e embora pequenino, penso que seja cerca de 1 km para cada lado, embora já ouvi noticias de que o queriam alargar e tornar circular (o que me dá uma desculpa para voltar, que chatice), leva-nos desta bela praia, até algumas cascatas, umas mais pequenas, outras maiores, com água com clara e pura, que nos apetece naquele exacto momento saltar para debaixo dela! Na cascata maior, temos ainda uma nova mini praia onde podemos refrescar-nos e fazer isso mesmo!

O Percurso é pequeno, mas bonito, e acessível para todos, e de todas as idades, visto não ter subidas nem descidas acentuadas. Contudo recomenda-se sempre o calçado apropriado, até porque a junção de água com pedras e/ou madeira pode ser ser propício a escorregadelas!

De resto, mais um destino que nos mostra que Portugal têm segredos lindos, em cantos inesperados e que valem muito a pena ser explorados!

Praia fluvial