Caminito D'el Rey, Andaluzia - Espanha


Eu não sou grande desportista, mas gosto de fazer caminhadas! Especialmente e principalmente se for com uma grande paisagem a acompanhar! Andaluzia é um destino super perto e acessível de Portugal, (aos dias de hoje, algures em 2023 até muitas vezes mais barato do que o nosso tradicional Algarve), e foi a procurar informação sobre o que poder fazer além de praia por esta zona que descobri este Caminito;

Resumidamente, este caminho, fica aqui, e foi construído no inicio do sec XX por trabalhadores de um barragem próxima, sendo á data um caminho super perigoso, onde os acidentes, alguns mortais eram comuns.
Mas com o passa a palavra da beleza das paisagens a crescer, acabou por se tornar num dos caminhos mais conhecidos de Espanha, pelo meio foi recuperado e hoje em dia, embora existirem na mesma condições de segurança que devemos adotar, o risco de fazer o caminho já é muito mais reduzido!

O caminho já pode ser feito em 2 sentidos, contudo segundo soube recentemente, atualmente só é feito no sentido norte-sul, que foi o que realizei; A minha experiência foi ir de carro até aos estacionamentos que existem perto da saida sul, tentar estacionar (que pode não ser facil), e apanhar o autocarro/transfer que de x em x tempo passa para nos levar à entrada norte. Não tenho certeza do valor do autocarro, mas à data era algo como entre 1-2€; No fim da viagem do autocarro, caminhamos já possivelmente em grupo, alguns metros até à entrada oficial do Caminito, onde nos é dada uma pequena formação de segurança (nada de grave), e nos é fornecido igualmente um capacete que devemos usar em todo o percurso.

O percurso não é extremamente difícil, contudo com as altas temperaturas que muitas vezes se sentem na zona, mesmo fora do pico do verão, é aconselhado sem duvida roupa e casaco confortável, e essencial agua para hidratação! Também aconselho a não irem muito carregados, pois algumas partes do percurso são estreitas, pode não ser muito practico malas enormes; além de desnecessárias, pois o caminito faz-se à vontade em meio dia, cerca de 8km, não sendo por isso necessário levar a marmita :)

Penso que crianças com menos de 8 anos não são permitidas por questões de segurança, o que na minha opinião se justifica.

Dica fundamental, comprar o bilhete com antecedência! Como sempre! mas este é daquelas atividades que podem esgotar facilmente, por isso aconselho a comprar com antecedência, por exemplo apartir daqui.

Pode ver mais informação sobre o trilho também numa das aplicações que uso, a wikiloc:

Powered by Wikiloc