Lousã

Lousã é a prova de que um grupo de pessoas (não sei se com ligações politicas ou não, mas não os conheço por isso), podem se quiserem tirar o melhor possível do local onde vivem e coloca-lo no mapa! não só no mapa nacional, como também mundial, porque já muitos foram os media internacionais que fizeram reportagens sobre o Baloiço da Lousã! Este Baloiço foi construído pelo projecto "Isto é Lousã", que trata de tornar espaços, em espaços ainda mais únicos, por toda a região da Lousã.
E foi mesmo as imagens daquele baloiço que me fizeram olhar para a Lousã como um destino a ir, e de facto aquela Serra vale mesmo uns dias para a visitar, descobrir e explorar!

Lousã na verdade é também o nome da vila que se encontra aos pé da Serra da Lousã, e que também vale a pena a visita! Embora pequena, parece dar uma boa qualidade de vida a quem a habita, o que faz quem a visita querer por lá ir ficando.
Mas a Serra é que de facto têm os pontos que destaco mais na região. Lá está, começando pelo o Baloiço de Trevim, que tenho que admitir, a chegada ao mesmo não é mesmo mesmo nada fácil, não recomendo para carros mais baixos, mas se mesmo assim arriscarem (como eu) vão devagar e com todos os cuidados, eu estava a ver qual era o momento em que rebentava um pneu. Quando lá chegamos, de facto o baloiço faz compensar esse momento mais stressante! o Baloiço em si também é muitíssimo bonito, mas o horizonte que o rodeia, é magnifico, e daqueles sítios que os amantes da natureza vão com certeza querer ir pelo menos uma vez na vida!

Mas não é só o Baloiço de Trevim que faz valer a pena ir à região da Lousã, o seu belíssimo Castelo e a praia Fluvial aos seus pés também têm que ser um ponto obrigatório (quando tempo melhora, existe um outro baloiço por lá escondido);
A serra da Lousã é também rica em Aldeias de Xisto, sendo sem dúvida nenhuma a mais conhecida a Talasnal, e embora ser de facto das mais bonitas, é também sem dúvida a mais turística, por isso quem quiser mesmo conhecer as Aldeias de Xisto, pff visite também outras como por exemplo a Aldeia de Casal Novo;

E os maravilhosos percursos perdestes que se podem fazer entre estas, e entre estas e o Castelo, vivendo e respirando o coração desta serra;

e até bastantes e belas praias fluviais esta região têm! Sem dúvida que a mais bela pela sua envolvência me parece ser a praia fluvial junto ao Castelo, mas também deve ser a mais concorrida, por isso aconselho a explorar as do rio Mondego, como a de Serpins que têm todas as condições, e até uma piscina e um trampolim!

Já para não esquecer os segredos que o projecto "Isto é Lousã" vai escondendo pela sua serra! Só por ai já temos motivo para ir, e motivação para explorar a Serra da Lousã!

ah, e não me poderia esquecer da chanfana da região! Vale mesmo a pena experimentar!

Estou aqui a escrever sobre a Lousã, porque sem dúvida que recomendo muito a descoberta desta região, mas também, para dar os parabéns a quem está por trás do projecto "Isto é Lousã"! Não os conheço, não sei quem são, não sei se têm mais algum intuito além de dar a conhecer a vossa terra, mas estão a conseguir torna-la num local mágico que todos querem descobrir! Muitos parabéns por isso!

Que não acabe este projecto! e que nasçam muitos mais "Isto é..." pelo nosso Portugal a fora!!!