Praia do Alamal, Belver

Há uns anos tive a sorte de fazer uma viagem de comboio, que parte do trajecto, mais precisamente entre Abrantes e Vila Velha de Rodão, é mesmo à beira Tejo, que foi sem dúvida das viagens mais bonitas que fiz de comboio.

Foi nesse momento que descobri o Castelo, que depois investiguei e descobri ser o de Belver, e também fiquei apaixonada por uma praia fluvial que vi algures por este trajecto, na outra margem vizinha do rio Tejo. Tive que ir investigar e perceber o que era aquele espaço, e rapidamente percebi que era a Praia Fluvial do Alamal.

Desde ai que este destino entrou para o top de destinos em Portugal que queria das uma fugidinha para conhecer, e mais ainda quando soube que estavam a construir um passadiço para se conseguir explorar ainda melhor esta paisagem. Mas sempre algo acontecia, e a visita era adiada. Ou foi os grandes incêndios de 2017 que destruíram estes passadiços, ou um mau tempo inesperado, ou algo acontecia e a visita era adiada.

Curiosidade das curiosidades, foi precisamente um outro imprevisto, que neste caso todo o mundo, chamado COVID, que nos trocou os planos de uma outra viagem que tínhamos planeada e tivemos que cancelar, para o bem de todos, que nos levou a optar por finalmente ir conhecer esta praia e fazer este passadiço!

Foi em época baixa/média, por isso não encontramos absolutamente mais ninguém na praia nem no PR, mas acredito que ao fim de semana, ou em estações mais quentes, seja um local concorrido, porque sem dúvida que a sua beleza faz as pessoas quererem ir conhecer (e dar um mergulho), e querer voltar e voltar!

Como a época não era propicia a banhos, não explorei tanto o areal, mas foi um excelente local para um belo piquenique, seguido do passadiço, que linear, é bastante curto e fácil por ser sempre nivelado, e por isso se faz bem a ida e volta.


Ah, e se um PR junto ao rio Tejo, com o fim/inicio numa praia fluvial lindíssima e com condições (wc publico, cafe), hipótese de alojamento num hotel que não tivemos o prazer de conhecer, mas que nos parece ter excelentes condições, e também parque que dá para autocaravanas (pelo menos em épocas menos concorridas), não fosse já razões mais do que suficientes para conhecer a praia do Alamal, o Castelo de Belver vêm dar uma singularidade a este local! Que o torna ainda mais belo e mágico!

Mais um lugar que sem dúvida os portugueses muitas vezes passam ao lado, e devem parar e ir conhecer! Vale muito a pena! Um destino que se encaixa perfeitamente numa pit-stop em direcção à Beira Baixa ou ao Alto Alentejo, mas também como um local onde se pode estar um dias com calma, a relaxar e a aproveitar a beleza que o nosso pequeno país!

Mais info sobre o percurso que refiro, numa das plataformas que uso para recolher informação:
Powered by Wikiloc