Trilho dos Sete Vales Suspensos

 é sem dúvida alguma o trilho à beira mar mais bonito que fiz até ao momento, e está no top dos mais bonitos que fiz na vida! à anos que namorava ir fazer este trilho pelas imagens que iam vendo aqui e ali, e de facto vale a pena! É totalmente justificado em 2019, o Trilho ter sido eleito a melhor caminhada da Europa!!!

O Trilho dos sete vales suspensos, é um percurso pelas arribas do Algarve em Lagoa e pode ser feito em dois sentidos, Praia da Marinha - > Praia de Vale Centianes ou o oposto; ou doidos como eu, que fez ida e volta! A paisagem é sem duvida deslumbrante a aconselho a todos, mas ao contrário do que já vi em algumas plataformas, eu não acho que seja um percurso para todos! partes do mesmo, sim podem ser feitos em família, mas o percurso todo, tem desníveis e piso bastante irregular, não aconselho com crianças pequenas ou para quem tenha dificuldade de locomoção;



Como sempre, mas em especial numa zona à beira praia, pff não levem chinelos, levem bons sapatos de caminhada, o piso assim o pede.. e se pelo meio do percurso quiserem ir parando nas praias e dar um mergulho (o que fiz, dai ter sido um dia todo de percurso, e recomendo vivamente!) se acharem necessário levem uns chinelos numa pequena mala, mas por ser à beira não não facilitem e vão sem o calçado apropriado que pode provocar lesões graves!

Supostamente o percurso é de cerca de 6km para cada lado, é super bem sinalizado, com serviços junto às praias que vai atravessando. Contudo, aconselho a levar bastante agua para se hidratar, e também um bom chapéu e protetor solar, porque existem muitas zonas sem sombra. Claro que sendo numa região quente convém evitar os dias muito quentes, mas senão tiver essa possibilidade, pense em fazer o trilho bem cedo de manha ou ao fim do dia num horário mais refrescante; ou quiçá, fazer parte de manha, aproveitar uma das praias no horário mais quente, e depois terminar mais no fim do dia;

Embora eu ter feito ida e volta, pode facilmente optar somente por um dos sentidos, e depois por exemplo voltar de táxi para o seu ponto inicial.



Este trilho passa por pontos deslumbrantes, o Algar de Benagil visto de cima, Praia da Marinha, Praia de Benagil, e praias totalmente desertas, que a única opção para lhe chegar é por mar! lugares paradisíacos que eu nem sonhava que existiam neste percurso que me foi surpreendo para cada lugar que olhava!

uma última nota, importante! o trilho não é perigoso, contudo, há que ter cuidados! PFF respeitem a natureza e as falésias, UMA FOTO NÃO VALE TUDO!

Pode ver mais informações sobre este trilho, numa das plataformas que uso para caminhadas:


Powered by Wikiloc