Parque Nacional Picos da Europa - Espanha

Foi sem dúvida algumas das viagens que mais gostei de fazer até hoje. Natureza, novas culturas, novas cidades, novas comidas, é aqui mesmo ao lado (especialmente para quem está mais a norte de Portugal), é Espanha, mas sinceramente pareceu-me um pais totalmente diferente. Realmente Espanha é muito diferente de Norte a Sul; se já existem diferenças entre a Andaluzia e por exemplo Barcelona, a região das Astúrias parece totalmente outro pais; 

Para nós portugueses, ouço falar dos Picos da Europa muitas vezes por motards, não sei porquê, mas parece ser um destino comum entre os apreciadores de motas, e percebo, a beleza das suas estradas, as suas paisagens merecem ser desbravados, acredito que tenha um gosto especial de mota, mas de carro também vale a pena!

Os picos da Europa são uma cordilheira montanhosa, não é por exemplo uma Serra da Estrela que já por si tem muito que explorar que conhecer, é várias Serras da Estrela juntas, com imensa imensa coisa a conhecer, sejam mais radicais, mais amantes da natureza, ou simplesmente da comida;

Existem por isso vários roteiros que se podem fazer para conhecer, eu aqui vou falar do que eu fiz, que depois de muitas pesquisas e opiniões de outros viajantes foi o que achei melhor, e de facto é o que recomendo, mas não quer dizer que outras opções não sejam legitimas. Contudo uma dica que deixo, tentar fazer um roteiro em triangulo, com 3 pontos principais, onde pode pernoitar ou não, mas usar esses 3 pontos como base; Também vi relatos de quem fica sempre no mesmo ponto, mas acaba por perder muito tempo em deslocações, porque embora não ser assim tão longe, sendo estradas de serra, não são propriamente autoestradas em termos de velocidade (embora terem excelentes condições comparadas com muitas estradas de parques nacionais portugueses!)

Então, o meu roteiro foi, entrar por Riano -> Las Arenas -> Cangas de Onis. Em Cangas de Onis pode-se novamente descer para Riano e voltar pelo mesmo caminho para Portugal, ou se estiver tempo na agenda, fazer como fiz, e ir dar um pulinho a uma cidade cheia de cultura que é Oviedo.

Riano é sem dúvida algum imperdível, e uma entrada maravilhosa para aquilo que nos espera; Caminhadas temos mais que muitas, um dia talvez fale um pouco mais aqui de algumas, mas mesmo sem caminhadas, Riano é imperdível; Aldeias no meio da cordilheira também valem muito a pena, como por exemplo Potes, mas existem outras; Bulnes ficará para sempre na minha memória, tal como o desafio que foi lá chegar; e Covadonga vale pelo Santuário, mas ainda mais pelos seus lagos! Que extraordinários! Valeria a pena toda a viagem se fosse só para ver os lagos!

Mas claro, sendo uma viagem deste tipo, estamos muito dependentes do tempo. Neva muito nos Picos durante o Inverno, mas no verão também se pode tornar demasiado quente para os praticantes de caminhadas, aconselho por isso tentar ir com o clima mais moderado, como por exemplo Setembro, sabendo que já há o risco de algumas chuvas.

Deixo algumas imagens deste local espetacular, que espero um dia poder voltar.