Bolonha, Itália

 Bolonha acabou por ser um imprevisto, e não uma cidade planeada, portanto não tinha muito tpc feito sobre a cidade, mas em pouco tempo também percebi que é usada muito como um dos pontos de entrada para quem quer explorar a Toscana, ou para quem quer ter uma boa experiência gastronómica italiana, ou não fosse a mãe da bolonhesa.

Mas tenho que admitir, eu não estava nos meus dias quando visitei Bolonha (também acontece em viagem), mas acho que não foi só por isso que não morri de amores pela cidade. Eu sou fan incondicional de Itália, e da maioria da sua comida, é um pais que espero ainda conseguir visitar muitas e muitas mais vezes, mas Bolonha.. nada contra, mas não fiquei mesmo fan. Sabem aquela coisa que se diz que as cidades italiana são sujas? e outros adjetivos menos simpáticos que as vezes se usa para falar de Roma? Olhem eu em Roma não senti nada disso, claro que é uma capital do Sul de Europa, e sendo eu também do Sul da Europa, já ajuda a não ter sentido nada disso em Roma. Mas em Bolonha senti! Senti a cidade suja, com um cheiro mais duvidoso, lojas/supermercados desorganizados e senti-me até menos segura em algumas ruas ao fim do dia (nada de especial, mas algo que não tinha ainda sentido naquele pais), e atenção que isto é a minha experiência, e de cerca de 24horas na cidade. Vale o que vale.

Contudo, Bolonha não foi para mim só defeitos, é uma cidade que o acesso é bastante facil, não só de/para o aeroporto (e com voos relativamente baratos), como de comboio (o lado mais positivo deste imprevisto, foi "ser obrigada" a ter a experiência de andar de comboio em Itália e adorar! os comboios são super pontuais e confortáveis, e a rede muito boa para apartir de um ponto conhecer muitos outros, gostei mesmo e deu-me ideias para muitas outras viagens!);

Também o seu centro histórico vale a pena a visita, não só as suas Torres, que é mesmo de questionar como não caiem! Como a seu centro, principalmente a Basilica di San Petronio, que tem de facto uma arquitetura única, com dois tipos de construções. Como a Piazza del Nettuno, o local ideal para parar e apreciar os vários estudantes que por ali passam, alguns claramente depois de defender os projetos de fim de curso e a festejar junto dos seus. 

Para quem gostar de compras, também me surpreendi com a quantidade de marcas de luxo que tem loja na cidade.

Portanto a minha opinião final é que Bolonha vale a pena mais que não seja como pit stop, ou e especialmente, como ponto de partida ou fim, de uma viagem mais abrangente por Itália. Quem sabe ainda não voltarei ainda a dar uma nova hipótese...