Veneza, Itália

Veneza é daqueles destinos de sonho, que sinceramente tinha algum receio em conhecer, porque tinha medo de me desiludir.. as imagens, as cores, que se vêm no cinema não poderiam ser reais! Mas sabem que mais, SÃO! Se calhar tive sorte com o tempo, o sol ajudou, mas Veneza é mesmo daqueles sítios que sentimos constantemente que estamos num filme, que nada daquilo pode ser real e ser antes um cenário de filme.

O que conhecer em Veneza, a Praça de São Marcos, os passeios de Gondola, etc facilmente se encontram em sites bem mais informados que aqui este espaço, então o que tenho a dizer sobre este local mágico?

Veneza pode ser vista num dia? Sim pode, mas sinceramente aconselhava pelo menos dois. Um para conhecer a ilha principal, andar para trás e para a frente de Vaporeto, tirar um milhão de fotos na praça de São Marcos, etc; e Outro para conhecer pelo menos as Ilhas de Murano e Burano. A arte do vidro na ilha de Murano vale a pena o pit stop, e as cores das ruas de Burano (ou as rendas para quem for fan do genero) também.



O alojamento em Veneza é muito caro? Sim sem dúvida, e um modo de poupar é não ficar alojado diretamente na ilha, mas na "parte continental" que é Mestre onde os preços são mais baratos. Contudo, vai se perder mais tempo em deslocações de um lado para o outro. A minha sugestão, é se for só uma noite, pensar em ficar na "sub ilha" que tem a estação de comboio. Normalmente ai os preços são mais acessíveis do que mais perto de monumentos mais conhecidos como a Praça de São Marcos ou a Ponte Riatlo; Mas é tremedamente bem localizada e acessível para todos os meios de transporte! Para os transfers que podem trazer/levar ao aeroporto; Para o Vaporeto, pois estamos na mesma junto ao Grande Canal, e na estação em frente à estação de comboios passam as principais linhas para conhecer a cidade, numa vertente mais turística ou não, e também para chegar às outras ilhas; e claro, para chegar ou partir de comboio.

Barco Privado para o alojamento? Claro que deve ser muito giro, e se houver plafon para isso, e para andar constantemente e passear de gondola, força. Mas para mais remediados como eu, comprem o passe de X horas do Vaporetto! Vai con certeza ser o vosso melhor amigo, porque parece que é tudo perto, mas como as estradas não são estradas, mas sim canais, muitas vezes uma caminhada que parece pequena transforma-se numa caminhada muito mais longa que o esperada; Com estes bilhetes tem viagens ilimitadas, conseguem realmente conhecer em pouco tempo toda a Veneza, e melhor ainda, inclui também viagens para as tais ilhas como Murano, Burano, ou outras menos conhecidas! A Melhor dica de todas é mesmo investir no "passe" do Vaporetto. O Bilhete compra-se em qualquer estação.



Eu fui numa época media baixa, e mesmo assim a cidade estava cheia, cheia de gente! Imagino que ir em Agosto deve transformar uma experiencia que tem tudo para ser muito boa, em algo terrivel com gente a mais...

De resto, sapatos confortáveis como sempre; garrafinha de água; atenção às malas especialmente nas entradas e saídas dos vaporettos, e aproveitar os cenários idílicos!

Dica Final, tentar passear de vaporetto, em frente à praça de São Marcos na altura do pôr do sol!