Rota das Faias - Serra da Estrela
Há algum tempo que andava com este trilho debaixo de olho, mas depois esquisitinha como sou, queria faze-lo na altura que supostamente é mais bonito, que é no Outono, na altura da mudança da cor das folhas da Faias, mas é dificil acertar nessa época, porque a natureza não tem um calendário automático em que chega aquele dia e começa a mudar a cor das folhas, e a juntar a isso, quando há chuva no inicio do Outono, tambem corremos o risco de as folhas caírem antes do seu esplendor máximo. Por isso de facto não é facil arranjar uma data boa para ter a certeza que se vê esta rota no seu esplendor, mas a minha dica para quem tiver facilidade de agenda é quando começar aproximar a época, começar a seguir nas redes sociais por exemplo páginas como o Instagram da Serra da Estrela, ou seguir hashtags como #rotadasfaias onde de certeza vão encontrar informação de como está a rota e quando se estima ser o seu auge, que devem conjugar com as previsões meteorológicas.
Como não tenho essa facilidade total, não consegui por isso fazer a rota no seu máximo esplendor, devo ter falhado por uma semana ou duas, mas depois de já ter adiado várias vezes, e depois até de um incendio ter posto em risco a Rota, surgiu uma oportunidade, e achei que devia aproveitar em vez de continuar a adiar. O que teve as suas vantagens, não só não encontrei muita gente, ideal para boas fotos que o local merece! consegui ver um pouco das faias em verde e um pouco já no amarelo, por isso é pensar que foi uma espécie de 2 em 1.
O percurso tem cerca de 6km, mas há várias variações que podem ser feitas para encurtar um pouco, ou para prolongar bem mais. Deixo aqui a dica de um dos percursos que user para me basear da minha rota que foi sendo adaptada conforme a chuva nos deixava continuar ou não...
Embora as rainhas desta rota serem sem dúvida alguma as Faias, e lá está, especialmente a sua mudança de cor, que nos faz sentir num lugar mágico, a verdade é que o caminho até às Faias em si também têm as suas surpresas agradáveis, como cabras, mini cascatas em tempos de chuva, e especialmente a Capela de São Lourenço e a paisagem da mesma.
A Rota das Faias é sem dúvida das mais conhecidas em Portugal, e acreditem, vale a fama! Aconselho a todos desde que não tenho mobilidade reduzida, faz-se bem mais rápido ou mais devagar.