Pia do Urso

Sem dúvida alguma um dos projectos mais interessantes que conheci nos últimos tempos, foi a Aldeia da Pia do Urso. Aproveitei a proximidade geográfica para no primeiro momento que tive ir visitar esta aldeia que me garantiram, me iria agradar.

De facto acertaram... o projecto em si agradou-me imenso por vários aspectos. Esta aldeia é um projecto de reaproveitamento de um espaço que estava a ficar esquecido no tempo e no espaço, e com a ajuda das pessoas indicadas se está a tornar num local lindíssimo e calmo onde todos, mas mesmo TODOS podemo desfrutar. Este TODOS demarcado, deve-se mesmo ao facto (e um dos motivos pelo qual tanto me agradou) esta aldeia estar preparada para audiovisuais, pessoas que tal como outras com outros tipos de problemas são muitas vezes ignoradas pelas autoridades componentes.
Uma das muitas pias desta aldeia
Pia do Amor
Este parque temático e sensorial, é um conceito importado que aposta no que a natureza nos dá sendo composto por diversas estações interactivas e lúdicas. Constitui um óptimo local para se passar uma tarde, um dia ou mesmo ficar alojado por lá durante uns tempos, porque é possível alugar casas antigas que, também, foram reconstruidas.

Roda de água
Caminho pedestre
Esta aldeia pode ser percorrida através de um percurso pedestre todo ele construído em madeira, e de fácil acesso, onde podemos observar diversas formações geológicas típicas de uma serra destacado-se as suas "pias" de água que se formam com a água da chuva entre os rochedos que dão forma à serra que segundo a lenda, refrescavam os ursos "locais" dando assim nome à aldeia.

Sem dúvida alguma, mais um maravilhoso local a visitar por este país fora que devíamos apreciar melhor... onde para além de não pagar-mos sequer entrada (o que se agradece em tempos de crise), também podemos apreciar o contacto com a natureza e a história e gastronomia local, enriquecendo-nos acima de tudo como pessoas. É sem dúvida um projecto que espero que não se perca!

Estátua de um Urso, na sua pia
Planetário