Aldeia Castelo Novo

Já aqui em vários posts referi o Projecto das Aldeias Históricas de Portugal, Projecto esse que me apaixona e aconselho todos a seguirem pois além de ser uma maneira de descobrir lugares lindíssimos, é também uma viagem no tempo pela história e costumes do nosso país.

As Aldeias que mais me apaixonaram foi sem dúvida alguma Piodão e Monsanto, mas todas elas são belas, e merecem uma visita principalmente para quem não conhece tão bem as tradições do interior português. 

A visita à Aldeia de Castelo Novo, aconteceu dentro de um Roteiro para conhecer a Cereja do Fundão, o que é uma excelente ideia, que leva a conhecer mais e melhor o interior de Portugal. Tal como a maioria desta aldeias, Castelo Novo é um aldeia em granito, que se mistura com a sua envolvência, fazendo-nos sentir a harmonia entre as pessoas e as terras em que vivem, não sendo uma guerra, mas sim uma coexistência pacifica.

Desta aldeia na Serra da Gardunha, destaca-se lá está o seu castelo, que hoje funciona como um excelente miradouro sobre uma paisagem verde, mas também a sua igreja, que tem o pormenor de possuir uma imagem do crucifixo com a representação dos três elementos da cruz, (pai, filho e espírito santo) o que é raro encontrar.
Mas a beleza desta, como das restantes aldeias está principalmente no de nos perdermos pelas suas ruas e ruelas, cantos e recantos, a ver as portas pequenas, janelas em madeira, e a arte que conseguem fazer com a pedra.

Deixo também o conselho a provarem a água das suas fontes, a não ser que haja aviso em contrário, é potável e muito boa.