Rota da Cereja do Fundão

Embora eu várias vezes falar aqui no blog da CP, e do Metro, e similares, esclarecer já à partida, que não tenho qualquer tipo de beneficio ao estar a referi-los. Mas o post que estou a escrever sobre a Rota da Cereja, foi uma experiência vivida com a Rota da Cereja promovida pela CP, por isso é essa experiência que vou contar, contudo, sei que existem outras entidades que fornecem este serviço, e por isso esta opinião pode ajudar tanto para esses, como até para os que arriscam a ir por contra própria.

No site oficial da CP conseguem ter toda a informação sobre horários e preços, mas generalizando, esta Rota da CP, é ideal tanto para portugueses, como para turistas, porque funciona como um “bate e volta” de Lisboa (ou de alguma das cidades por onde o comboio passa como Vila Franca de Xira, Santarém, etc) até primeiramente Vila Velha de Rodão, terminando no Fundão.
O programa é simples, porém rico em actividades, mas calmo o suficiente para ser para todas as idades. Logo na Estação de Vila Velha de Rodão, encontraremos um transfer que nos vai levar á Estalagem Portas de Rodão onde fomos recebidos com enorme simpática e um pequeno lanche matinal onde tivermos oportunidade de provar as iguarias da terra (destaco o licor de Cereja, não poderia ser de outra coisa nesta zona) juntamente com uma paisagem lindíssima para as Portas de Rodão, a ex-libris de Vila Velha de Rodão.
A manhã fica concluída com a visita a um antigo Lagar de Varas, agora transformado em Museu, onde é explicado o funcionamento destes antigos lagares, e como a azeitona é transformada em azeite. O Almoço está incluído no preço desta Rota, e posso garantir que fomos todos simpaticamente servidos novamente na Estalagem Portas do Rodão, onde só ficamos com pena de não poder aproveitar a sua piscina e esplanada, devido ao horário apertado.
A tarde inicia-se com a visita a uma das Aldeias Históricas de Portugal, já por diversas vezes comentei o quanto acho estas aldeias lindíssimas, e Aldeia de Castelo Novo, embora não ser tão imponente como Monsanto ou Piodão, continua a ser uma belíssima pequena aldeia, com um horizonte interminável, e que é facilmente percorrida a pé.
O objectivo da Rota é conseguido já a quase meio da tarde, quando somos levados para um cerejal, onde somos convidados a apanhar a cereja directamente da árvore, e comer todas as conseguirmos, sim, todas as que conseguirmos! Para levar para casa, temos um ponto de venda onde conseguimos comprar boa e barata cereja.
A viagem de regresso inicia-se no Fundão, onde convido todos a experimentar a doçaria tradicional portuguesa com recheio de Cereja, ou seja, pasteis de cereja, travesseiros de Cereja, entre outros. Sendo um excelente exemplo de junção entre tradição e inovação.