Comporta & Tróia, Alentejo

Em tempos falei aqui em Tróia, como a sua península era extensa e com grande areais quase selvagens e o turismo de luxo estava a crescer. E na verdade não foi só o de Luxo. A península de Tróia, mas não só, toda esta região de Tróia, Comporta, praias de Grândola, abaixo do Sado, e Setúbal e a Serra da Arrábida na margem norte do Sado, são destinos cada vez com mais crescimento. A beleza da Serra da Arrábida atrai cada vez turistas, nacionais e internacionais que querem descobrir algumas destas praias quase selvagens (como a do Galapinhos), e a calma, privacidade, espaço e tranquilidade que as praias de Grândola dão têm atraindo também muitos turistas. 
As praias de facto são maravilhosas, com um extensão incrível, onde espaço na areia não vai faltar, basta andar. A única estrada que nos leva a Tróia têm indicações para algumas praias com as infraestruturas normais, como cafés, restaurantes, wc's, algumas com parque, sendo possivelmente a mais conhecida a praia da Comporta, onde não estranhe aos fins de semana de verão ver filas de carros estacionados até ao Museu do Arroz desta vila.

Mas não estranhe se ao longo desta travessia de carro até Tróia, encontrar em alguns pontos carros isolados e não ver ninguém à volta, são pessoas que preferem estar longe da multidão e procuram pontos do areal mais deserto. 

À medida que nos vamos aproximando de Tróia, entramos no Tróia Resort, e quase automaticamente somos transportados de uma aldeia piscatória, de um deserto de praia, virgem, à nossa espera para ser explorado, num local recheado de resorts de luxo, com campos de golf, ténis, piscinas, etc.

A estrada termina mesmo em Tróia, onde rapidamente chegamos ao Casino e à Marina, onde pode practicar vários desportos náuticos, e também comprar viagens de barco que o podem levar a tentar descobrir os golfinhos típicos do estuário do Sado, e também a ver a Serra da Arrábida de outra perspectiva!
Voltando a Comporta, facilmente a vai identificar como uma região piscatória, que como tantas outras me Portugal, se têm adaptado ao turismo, onde os restaurantes têm crescido, sempre com sabor a peixe, os alojamentos rurais e as lojas também têm crescido, mas com as características da casa, produtos típicos da região.

O Arroz é o rei da produção da zona, e os seus verdes arroçais também merecem uma visita com máquina fotográfica em punho. Para perceber melhor toda a produção dos arroz, pode visitar o Museu do Arroz, onde vai tropeçar de certeza, pois está na estrada principal à saída da Comporta em direcção a Tróia.

Nos céus, os Reis são as Cegonhas! vai ser muito fácil encontrar ninhos destas, em sítios tão incomuns como sinais de transito, postes de electricidade, ou então nas típicas chaminés alentejanas!