PR 10 SNT - Peninha

Começo este post com o texto que coloquei numa publicação minha de instagram onde partilho algumas imagens sobre a Peninha e o seu PR10: 
"Portugal é recheado de pequenos locais mágicos que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida! Peninha em Sintra é sem dúvida um deles! De preferência ao pôr do sol!"
Há muito que andava a namorar este trilho! Além de ser pequeno e fácil, as imagens que via dele nos vários blogs que sigo, deixavam-me a sonhar com aquela vista impressionante sobre o mar que se consegue ter do alto do Santuário, que a juntar com o verde e ar puro da serra de Sintra, me fazia perguntar, mas porque raio é que nunca lá tinha ido, especialmente por já ter estado tão perto noutras ocasiões, como por exemplo, quando fiz o PR11 SNT.

Mar um dia destes foi! Numa tarde de sol de inverno, mas por isso com menos horas de luz, o que fez com que o passeio fosse mais rápido e não conseguisse por exemplo explorar devidamente os edifícios do sitio da Peninha; mas o que pretendia mesmo era fazer o percurso, e perceber se a paisagem era de facto assim tão bonita, ou se... era ângulo das fotos! Admito que ia com algum receio de me desiludir!


Mas não! pelo contrário! o percurso em si vale muito a pena, e como disse, é relativamente rápido e fácil para quem não têm mobilidade condicionada. Mas, mesmo para quem não gostar de percursos, de facto a paisagem que temos da Peninha para o mar, a serra, e todo o mundo que nos surge a nossos pés, faz deste local um local mágico! que arrisco-me a dizer, dos que têm uma paisagem mais bonita no nosso pais! e o nosso pais têm muitos lugares assim mágicos! Mas quando os turistas perceberem a beleza deste local, especialmente ao pôr do sol, preparem-se para excursões de minibus, pois o lugar vale mesmo a pena e tenho a certeza que conquista todos os que por lá passam!

Como disse, fui numa tarde de inverno e mesmo assim muitas foram as pessoas que vi chegar para assistir somente ao momento do pôr do sol, por isso imagino em época mais atractivas, como a primavera e verão, a confusão que se pode gerar, especialmente ao fim de semana. Por isso tente ir um pouco antes, tente por exemplo fazer um piquenique, lá mesmo, ou no parque de merendas que existe uns metros mais a baixo, e depois aproveite a beleza do momento!

A magia das cores a mudarem no horizonte!


Eu, quero muito voltar! Com tempo! e um copo de vinho para aproveitar ainda mais esta magia! :)


Mais info sobre o percurso que refiro, numa das plataformas que uso para recolher informação:
Powered by Wikiloc