Casal e Fragas de S. Simão

O Casal de São Simão, não era daquelas locais que queria à muito ir conhecer, mas numa viagem ao Centro de Portugal, a planear o caminho que faria, como sempre, gosto de procurar no mapa sítios que ainda não conheça e que por algum motivo me despertem à atenção. Fã que sou das Aldeias do Xisto/ Aldeias Históricas, este nome já me tinha passado à frente algumas vezes, embora nunca lhe ter dedicado especial atenção. admito que este nome entrou-me na memória por motivos menos felizes, pelos incêndios de junho de 2017, pois é muito perto da zona afectada. Não querendo aqui falar de momentos tristes, verdade é que há zona que faz sentido apoiar e visitar, são as zonas que por algum motivo infeliz estão a passar por um momento mais triste, e precisem de ajuda para se reerguer! e foi assim que o Casal de São Simão e as suas Fragas entraram no meu planeamento.
Bendito o momento em que isso aconteceu! talvez pelo envolvência do momento em si, tinha acabado de vir de um outro local que muito prometia, mas que me desiludiu que foi a aldeia de Dornes (sim, posso ter tido azar), chegar a esta aldeia foi um momento bonito que me fez novamente acreditar na beleza destas aldeias!
A aldeia em si é pequena, mas com casas relativamente arranjadas, nota-se que muitas dedicadas ao turismo rural lá está, ou segundas casas de habitação, mas todas bem cuidadas, onde dá gosto andar na "praticamente única" rua que atravessa a aldeia! a sua envolvência também é lindíssima, o seu verde é animador, e bastante convidativo é o som da água das Fragas que consegui ouvir numa das pontas da aldeia.
Existe um PR que liga o Casal de S. Simão às Fragas de S. Simão, mas como já estávamos a chegar ao fim do dia, e o percurso embora não muito longo têm uma acentuada descida/subida, acabamos de abdicar do mesmo, e ir até às Fragas de carro, depois de um pequeno desvio, o que nos levou a descobrir uma praia fluvial lindíssima! que nos fez lamentar e muito não estarmos num dia mais quente para poder ainda dar um mergulho ao pôr do sol!
Mas mesmo sem mergulho as Fragas são maravilhosas! estão muitíssimo bem cuidadas, não sei se ajudava não ter assim tanta gente naquela hora mais avançada e fora e época alta, mas a beleza daquela água (friazinha) a descer pelas pedras com rasgos de musgo, com o som ambiente de toda aquela natureza, vale mesmo muito a pena pela experiência em si e também é um cenário excelente para uma boa sessão fotográfica!


Metam o Casal, mas especialmente as Fragas de São Simão, naquela lista de locais a ir em Portugal que prometo que não se vão desiludir! eu espero muito conseguir voltar!