Cascata de Fervença, Sintra

Muitas vezes a região da Grande Lisboa acaba por não ser bem explorada, havendo pequenos segredos que eram conhecidos pelos locais, mas não chegavam a toda a gente. Felizmente com as plataformas que existem hoje, casa vez mais estes espaços começam a ser conhecidos e a ter cada vez mais visitas!

Mais um destes espaços, que muitas vezes é uma visita combinada com a sua quase vizinha Cascata dos Anços, é a Cascata de Fervença, também no conselho de Sintra. O acesso de carro é super fácil, e o estacionamento embora não haver em abundância, consegue-se fazer com relativa facilidade, especialmente senão for num fim de semana de verão, onde ao contrário do que normalmente se vê, existem placas a dizer que se pode estacionar em frente aos portões! Que bom ver simpatia para com estranhos sem nada em troca! :) Parabéns ao dono do portão!

A cascata é de facto belíssima! com agua em abundância, ao contrário do azar que tive na cascata dos Anços! é de facto linda, e é impressionante como algo tão bonito, tão perto de Sintra e Lisboa estão tão desprezado, e tão mal cuidado! Fiquei realmente desiludida!

Ao contrário da dos Anços que têm um bom acesso, cuidado, e que dar prazer percorrer, esta encontra-se perto de uma fábrica, e literalmente o acesso é mauzinho, com entulho pelo meio, lixo, além de a agua não ser aconselhada a banhos! Mas poderia não ser aconselhada a banhos mas não ser toda a envolvência da mesma sujidade! 

Dai, a minha conclusão é, se tiver boa mobilidade, num dia em que possa achar que não tenha muita gente (exclua fds de verão), se estiver por perto, aproveite e visite! Mas com bom calçado e cuidados, não pela dificuldade extrema no acesso, mas mais na sua "qualidade" e falta de cuidado! Defeito que espero que seja corrigido no futuro, e dê a esta cascata os cuidados que ela realmente merece, porque defacto a cascata em si, é belíssima!

Coordenadas GPS: 38°52'32.1"N 9°18'42.9"W