Mercado de San Miguel, Madrid

Muitas são as cidades e mesmo vilas que possuem um mercado diário onde se vai comprar de manhã pela fresca os produtos fresquinhos do dia, e o pão acabado de cozer. Contudo os clientes deste tipo de espaços é cada vez menos devido principalmente às grandes superfícies comerciais, então muitos destes espaços estavam a cair no esquecimento, era o caso do Mercado de San Miguel.
Mas de facto, mesmo ao lado da Plaza Maior, este espaço era um desperdício não ser aproveitado, tendo recebido à poucos anos uma remodelação completa que o transformou num dos pontos de visita obrigatória em Madrid. Possivelmente o local gourmet mais concorrido da cidade. Este mercado lindíssimo por fora  e por dentro é uma excelente reaproveitação de espaço e um conceito bastante original e inovador que está a ser reaproveitado e adaptado por outros mercados pelo mundo a fora, como por exemplo o Mercado de Campo de Ourique ou o Mercado Time Out em Lisboa.
Mas como funciona? bem, neste mercado existe mais ou menos uma banca para cada especialidade, ou seja uma de verduras, uma de doces, uma de vinhos, uma de marisco, etc. Cada pessoa vai a cada uma das bancas comprar o que pretende e depois é rezar para conseguir arranjar espaço nas mesas comuns no meio do mercado, ou então comer logo em pé. Até uma banca de produtos portugueses existe! Se for português passe por lá, o Galo de Barcelos não deixa enganar qual é a banca e de certeza que vai ser bem recebido.
Um espaço lindíssimo, com uma bela estrutura e conjugação de luzes, muito bem aproveitado onde vai ver sempre muita gente, muitos turistas, mas também vai ver verdadeiros madrilenos e sentir a sua cultura.
Site Oficial